Toda a humanidade está agora envolvida em um grande conflito Satanás, Esse conflito originou-se no Céu, quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, em auto-exaltação tornou-se Satanás, o adversário de Deus e induziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo, quando levou Adão e Eva a pecar. O pecado humano resultou na distorção da imagem de Deus na raça humana, a distorção do mundo criado e sua devastação no tempo do dilúvio. Observado por toda a criação, este mundo tornou-se a arena do conflito do Universo, ao fim do qual, o Deus de amor, finalmente, será vindicado. Para ajudar o Seu povo na presente controvérsia, Cristo envia o Espírito Santo e os anjos leais para guiar, proteger e sustê-los no caminho da salvação.
(Ap 12:4-9; Is 14:12-14; Ez 28:12-18; Gn 3; Rm 1:19-32; 5:12-21; 8:19, 22; Gn 6–8; 2Pe 3:6; 1Co 4:9; Heb. 1:14.)
Vamos em frente, de joelhos, orando uns pelos outros, vestidos com a armadura de Deus e guiados pelo Espírito.
E por que estou escrevendo sobre esse assunto? O meu líder Pr. pediu-me para ser um tipo de correspondente de guerra. Não no Afeganistão ou Iraque, mas da mãe de todas as guerras:
O GRANDE CONFLITO ENTRE CRISTO E SATANÁS.
Veja como João, o revelador, descreve esse conflito: “Houve peleja no Céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no Céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos” (Ap 12:7-9).
Desempenhando o papel
Qual é nossa parte no grande conflito? Quando criança, eu evitava brigar na rua, até que um garoto começou a me cercar com provocações. Tentei me desvencilhar dele por alguns dias, mas ele persistia. Finalmente, concordei e fomos para o chão. Apenas deitei de costas e deixei que ele sentasse em meu peito. Menos de um minuto mais tarde, ele se cansou, pulou fora e saiu correndo. Foi a última vez que ele me provocou.
Numa escala muito maior, Lúcifer começou uma briga com Deus por ciúmes da autoridade e poder do Filho. Ele manchou o caráter de amor de Deus, proclamando que Sua lei é injusta. Cristo, com Sua morte na cruz e uma vida sem pecado, provou que a lei de Deus é imutável e pode ser cumprida. A morte e ressurreição de Cristo tornaram possível a vida eterna, demonstrando que Deus realmente ama a todos e a expulsão de Satanás do Céu tinha sentido. Ele, porém, não destruiu o rebelde, pois Seus filhos poderiam servi-Lo por medo e não pelo amor, nutrido pela liberdade. Assim, esperamos para que Satanás seja desmascarado e revelado como realmente é. Esperamos para que o caráter amorável de Deus seja apreciado e Seu governo de justiça vindicado.
Esperar e observar, porém, é tudo o que podemos fazer?
Certa ocasião, fiquei decepcionado com um obreiro e me opunha a ele sempre que possível. Um desentendimento administrativo transformou-se em uma chama que estava destruindo, não apenas meu relacionamento com meu irmão, mas minha própria experiência como cristão. Desesperado, procurei uma solução na Bíblia.
Certa ocasião, fiquei decepcionado com um obreiro e me opunha a ele sempre que possível. Um desentendimento administrativo transformou-se em uma chama que estava destruindo, não apenas meu relacionamento com meu irmão, mas minha própria experiência como cristão. Desesperado, procurei uma solução na Bíblia.
“Descansa no Senhor e espera nEle, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal.Espera no Senhor, segue o Seu caminho, e Ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados” (Sl 37:7, 8, 34).
Salmo 37 diz: “Espera e verá o que Deus fará.” Mas o apóstolo diz: “se possível… tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A Mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12:18,19).
Assim, podemos participar vivendo em paz com amigos e inimigos, “seguindo a verdade e o amor” (Ef 4:15), demonstrando o caráter de amor de Deus por meio da bondade, perdão e, se possível, transformando inimigos em irmãos e irmãs na família de Deus.
“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12). Nossa luta não é contra seres humanos, mas contra Satanás e seus demônios, diz Paulo. Devemos amar nossos semelhantes, tratá-los com gentileza e respeito. Devemos ir adiante, de joelhos, orando uns pelos outros, na armadura de Deus, acompanhados pelo Espírito (Ef 6:13-19). Jesus provou ser mais forte do que Seus adversários espirituais, e Ele lutará contra eles por nós.
Portanto esperai-me, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo. Sofonias 3:8 .
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Apocalipse 20:8
Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. Ezequiel 38:2
E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal; Ezequiel 38:3
Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança? Ezequiel 38:14
Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, Ezequiel 38:15.
E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Ezequiel 38:16
Assim diz o Senhor DEUS: Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, por intermédio dos meus servos, os profetas de Israel, os quais naqueles dias profetizaram largos anos, que te traria contra eles? Ezequiel 38:17
Nenhum comentário:
Postar um comentário