Assembleia de Deus de São Cristóvão (RJ): a descaracterizarão de uma igreja histórica
Na
grandiosa festa de comemoração do 60º aniversário da CEADAM (Convenção Estadual
da Assembleia de Deus no Amazonas) cujo tema foi "Avivamento para transformar o
Planeta", vários pastores, cantores e pregadores abrilhantaram os trabalhos. A
multidão de membros e obreiros de todo estado lotaram o sambódramo da capital
Manaus para celebrar o evento.
Entre os preletores nas noites festivas e das reuniões
convencionais, estava um jovem pregador. Com pinta de galã, elegantemente
trajado, penteado impecável, eloqüente e teatral nas suas prédicas, fazia a
multidão delirar com suas mensagens. Obreiros, crentes, homens e mulheres, caiam
ao serem atingidos pelos "mísseis" divinos que ele lançava sobre os fieis, ou
com um simples sopro crentes caíam a chão extasiadas do "poder" de Deus. Ele
mesmo, empolgado com os acontecimentos ao seu redor, entre efusivas
manifestações de louvor do povo ali reunido, cambaleava como se estivesse
embriagado.
O
pregador, cuja performance foi brevemente descrita nas linhas acima é
o Apóstolo Jessé Maurício da Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé,
igreja com sede na cidade do Rio de Janeiro. Com um templo amplo e espaçoso, a
denominação apresenta em seu grande púlpito entre tantos objetos, um grande
candelabro (símbolo da nação judaica), um globo representando a terra e
vários banners demonstrando os propósitos da comunidade que ali se reuni.
Tudo nessa Assembleia de Deus, a começar pela titulação eclesiástica de seu
líder, pela teatralidade de sua liturgia, ou pela decoração chamativa do
interior de seu templo, faz parecer que estamos diante de mais uma denominação
neopentecostal.
Seria mais uma "emergente" entre tantas outras, cujo
exotismo de seus cultos e ministério visa uma clientela maior de membros e
ouvintes (e contribuintes também). Porém todos esses pormenores chamam a atenção
por um único detalhe, o qual daria um certo ar de igreja pentecostal clássica a
essa igreja: o nome Assembleia de Deus.
Na
verdade, essa igreja, a qual em nada lembra uma Assembleia de Deus; a não ser
pelo nome, é um dos ministérios mais antigos, e de um dos mais relevantes para a
história das Assembleias de Deus no Brasil. Conhecida até o ano de 2006 como
Assembleia de Deus de São Cristóvão, essa igreja foi a pioneira das Assembleias
de Deus no estado do Rio de Janeiro, e responsável pelo surgimento de muitas
outras pelo país.
Templo da Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé:
Assembleia só no
Organizada por Gunnar Vingren em 1924, a Assembleia de
Deus de São Cristóvão deu origem ao ministério de Madureira (Paulo Macalão foi
um dos primeiros crentes e secretário dessa igreja), Penha (hoje Assembleia de
Deus Vitória em Cristo), Lapa e Leblon, entre tantas outras. André Bernardino,
pioneiro do trabalho assembleiano em Santa Catarina, converteu-se e cooperou em
São Cristóvão antes de retornar a Itajaí, e ali organizar a igreja em
1931.
Os
principais missionários suecos no Brasil como Gunnar Vingren, Samuel Nyström,
Nils Kastberg, Otto Nelson, e Nels Nelson dirigiram essa igreja. Pastores
pioneiros como Francisco Pereira do Nascimento, Alcebiades Pereira Vasconcelos,
José Pimentel de Carvalho e o grande nome do jornalismo assembleiano Emílio
Conde contribuíram para o crescimento desse ministério. O Mensageiro da
Paz e a CPAD iniciaram seus trabalhos e impressões nas dependências
de São Cristóvão. O primeiro Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola
Dominical (CAPED) foi realizado nessa igreja. Enfim, essa igreja como nenhuma
outra, contribuiu para modelar e expandir o pentecostalismo no país. As
Assembleias de Deus no Brasil tem uma dívida histórica para com São
Cristóvão.
Mas o que aconteceu com esse ministério? Como uma igreja
líder, pioneira e referência para tantas outras, ficou irreconhecível em sua
liturgia e pregação? O que aconteceu para que hoje ela esteja mais filiada a
Convenção Geral, ou sequer ser mencionada nos periódicos da CPAD, principalmente
o MP?
A
resposta não é fácil de dar, mas algumas pistas podem esclarecer os fatos. Um
dos motivos ao que tudo indica, são as divergências que nos últimos anos tem se
agravado entre a liderança assembleiana. Há vinte anos, o pastor presidente do
ministério do Belenzinho em São Paulo José W. Bezerra da Costa, lidera
juntamente com uma oligarquia de pastores de algumas convenções assembleianas
espalhadas pelo Brasil, a CGADB. São vinte anos de absoluta hegemonia, sem
alternância na condução da instituição e dos negócios da CPAD. As igrejas e
ministérios do estado do Rio de Janeiro (principalmente a capital), que há
alguns anos atrás tinham tanta importância na CGADB, gradativamente foram
perdendo espaço e poder dentro da Convenção Geral. Percebe-se que o eixo de
influência e poder eclesiástico em nível nacional das igrejas do Rio, as quais
anteriormente eram centro e referência para todo o Brasil, foi se deslocando em
meados da década de 1980 para São Paulo, mais precisamente o
Belenzinho.
Talvez a eleição para presidência da CGADB em 1999, tenha
agravado a situação. Concorrendo contra José Wellington nesse ano, estava o
pastor Túlio Barros de São Cristóvão. Os convencionais reunidos na sede do
Belenzinho em São Paulo, e com toda certeza havia um número expressivo de
ministros desse ministério, concedeu uma vitória esmagadora a seu presidente.
Reeleito com 71% dos votos válidos contra 28% do seu oponente, essa eleição
revelava ainda mais o declínio das lideranças cariocas. Em seu discurso de
posse, pastor José Wellington deixa transparecer a rivalidade desse pleito
quando falou aos convencionais: "Eu e o pastor Túlio não somos
adversários... A eleição terminou e nossa amizade e comunhão permanecem. vamos
realizar a obra de Deus". (DANIEL 2004: 610)
A
eleição terminou é verdade, mas o líder máximo de São Cristóvão resolveu iniciar
seu processo de ruptura com a CGADB. Um ano após sua fragorosa derrota na
Convenção Geral, segundo a revista Enfoque (junho de 2008) "pastor
Túlio Barros desafiou a igreja a uma nova dimensão que, segundo membros e
líderes, resultou em renovação e avivamento espiritual". Esse desafio
para uma "nova dimensão" foi a adoção do G12, polêmico método de crescimento e
evangelização neopentecostal. Notas em alguns sites na internet comentam
o fato do ministério ter perdido muitos membros de peso por esse decisão. Outros
comentários afirmam, assim como a revista Enfoque, que o crescimento foi
acentuado. Mas é bem provável, pela sua tradição e história, que esse novo
"desafio" não foi aceito sem enormes resistências.
É
bom deixar bem claro, e é um detalhe importante, que o genro do pastor Túlio
Barros, Jonatas Câmara, é pastor presidente da igreja Assembleia de Deus em
Manaus, e líder da Convenção do estado do Amazonas. Nessa igreja, ele adotou o
método do G12, provocando enormes polêmicas e divisões em Manaus. Seu irmão
Samuel Câmara por sua vez, na liderança da igreja de Belém, por força do
ministério local não conseguiu esse feito com risco até de perder seu cargo se
insistisse no projeto. Ou seja, o interesse de implantar um projeto como o G12
nas Assembleias de Deus era algo mais amplo, com referenciais
no mínimo familiares.
Outro fator importante para se identificar a ruptura,
também está no fato da sucessão ministerial. Com idade avançada, como muitos
outros pastores lideres de igrejas e ministérios, pastor Túlio transferiu a
direção de São Cristóvão ao seu filho mais moço Jessé Maurício. Novas gerações
são muito mais propensas a aderir a inovações e projetos de resultados práticos.
Talvez sentido o vento das mudanças, e desejando a qualquer custo manter sua
linhagem na direção da igreja, pastor Túlio entregou o ministério para o filho,
pois nessas condições toda uma rede de interesses familiares também fica
garantida.
Nesse processo de adesão ao G12, outro passo foi a
aceitação do chamado "Movimento de Restauração Apostólica", onde ministérios e
igrejas reconhecem como apóstolos seus principais lideres. Pastor Túlio em 2004
ao ser jubilado (aposentado) das suas funções ministeriais, recebe a consagração
de apóstolo, e seu filho o de bispo. Assim, pastor Ferreira se tornou o primeiro
apóstolo das Assembleias de Deus no Brasil, mesmo a denominação não reconhecendo
essa titulação eclesiástica. A mudança de nome para Missão Apostólica da Fé foi
mais uma forma de romper com o tradicionalismo. É segundo seus lideres, um
retorno as origens pentecostais, ou segundo outra opinião, uma questão
de marketing.
Espera-se que de forma breve e com as informações
disponíveis, o leitor possa ter um esclarecimento de como se deu
a descaracterizarão dessa igreja histórica e de grande importância para o
pentecostalismo brasileiro. Hoje, longe de ser uma referência, a Assembleia de
Deus de São Cristóvão parece ser de um exotismo digno das mais jovens
denominações neopentecostais.
Observação: para construir esse texto, foram consultados
os livros História de Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil,
Dicionário do Movimento Pentecostal, revista Enfoque (junho de
2008), e alguns sites na internet. Alguns comentários de criticas
favoráveis ou contrárias a implantação do G12 são interessantes para se ter um
ideia das complicações que uma mudança drástica de liturgia causou na igreja.
Sobre o "apóstolo" Jessé Maurício, basta consultar o YouTube e observar
suas pregações teatrais, tanto em Manaus como na igreja de São
Cristóvão.
EU NÃO SEI O QUE ESSES PASTORES VETERANOS,ANTIGOS NO EVANGELHO,UNS ATÉ NASCERAM NO EVANGELHO E ANDAM FAZENDO MUITAS COISAS QUE O NOSSO DEUS NÃO SE AGRADA,EU ATÉ AGORA NÃO SEI ONDE ELES PRETENDEM ENTRAR NO CÉU OU NO INFERNO,NÃO ESTOU AQUI PRA JULGAR NINGUÉM,MAS ESTOU ACHANDO QUE ELES ACHAM QUE EXISTE DOIS CÉUS,UM PRA POBRE E OUTRO PRA RICO,SINCERAMENTE NÃO DÁ PRA ENTENDER,ATÉ SOBRENOME NA ASSEMBLEIA DE DEUS JÁ ANDAM COLOCANDO,A IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS AGORA TEM QUE TEM QUE FICAR DE PAI PRA FILHO,PARECE QUE É HERANÇA,A IGREJA É DE JESUS ,ELE SIM É O DONO DA IGREJA,QUANDO INVENTAM CONVENÇÕES QUEREM ARRASTAR OS MEMBROS ATRÁS DELES,MAIS SÓ OS MEMBROS DE BOA SITUAÇÃO,POBRE NÃO,QUE FUNDAR CONVENÇÕES,QUE ASSIM FAÇAM,MAIS DEIXA OS MEMBROS LÁ,COMECE DO ZERO,DANIEL BERG E GUINNAR VINGREN QUANDO AQUI CHEGARAM,CHEGARAM COM O PAI,O FILHO E O ESPÍRITO SANTO ELES NÃO TROUXERAM MEMBROS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES....COMEÇARAM DO ZERO ENTÃO VOCÊ PASTORZINHO QUE GOSTA DE FUNDAR CONVENÇÃO VAI SOZINHO,ATÉ PORQUE EU TENHO CERTEZA QUE NEM O PAI,NEM O FILHO E NEM O ESPÍRITO SANTO VAI COM VOCÊ.EU ME LEMBRO QUANDO MINHA MÃE SE CONVERTEU EM 1960,A ASSEMBLEIA DE DEUS ERA MUITO DIFERENTE DE HOJE,EU PENSAVA QUE EU NUNCA IA VER UMA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS COMO VEJO HOJE,PRINCIPALMENTE NO RIO DE JANEIRO,OS HINOS DA HARPA NÃO SE CANTA MAIS,AS IRMÃS NÃO TEM MAIS OPORTUNIDADES PRA DAR UM TESTEMUNHO E POR AÍ VAI,NÃO ADIANTA VIR PRA CÁ DIZER QUE ESTOU CRITICANDO O UNGIDO DO SENHOR,PORQUE TEM POUCOS UNGIDOS DO SENHOR NESSAS ASSEMBLEIAS DE DEUS.
ResponderExcluirEU NÃO SEI O QUE ESSES PASTORES VETERANOS,ANTIGOS NO EVANGELHO,UNS ATÉ NASCERAM NO EVANGELHO E ANDAM FAZENDO MUITAS COISAS QUE O NOSSO DEUS NÃO SE AGRADA,EU ATÉ AGORA NÃO SEI ONDE ELES PRETENDEM ENTRAR NO CÉU OU NO INFERNO,NÃO ESTOU AQUI PRA JULGAR NINGUÉM,MAS ESTOU ACHANDO QUE ELES ACHAM QUE EXISTE DOIS CÉUS,UM PRA POBRE E OUTRO PRA RICO,SINCERAMENTE NÃO DÁ PRA ENTENDER,ATÉ SOBRENOME NA ASSEMBLEIA DE DEUS JÁ ANDAM COLOCANDO,A IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS AGORA TEM QUE TEM QUE FICAR DE PAI PRA FILHO,PARECE QUE É HERANÇA,A IGREJA É DE JESUS ,ELE SIM É O DONO DA IGREJA,QUANDO INVENTAM CONVENÇÕES QUEREM ARRASTAR OS MEMBROS ATRÁS DELES,MAIS SÓ OS MEMBROS DE BOA SITUAÇÃO,POBRE NÃO,QUE FUNDAR CONVENÇÕES,QUE ASSIM FAÇAM,MAIS DEIXA OS MEMBROS LÁ,COMECE DO ZERO,DANIEL BERG E GUINNAR VINGREN QUANDO AQUI CHEGARAM,CHEGARAM COM O PAI,O FILHO E O ESPÍRITO SANTO ELES NÃO TROUXERAM MEMBROS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES....COMEÇARAM DO ZERO ENTÃO VOCÊ PASTORZINHO QUE GOSTA DE FUNDAR CONVENÇÃO VAI SOZINHO,ATÉ PORQUE EU TENHO CERTEZA QUE NEM O PAI,NEM O FILHO E NEM O ESPÍRITO SANTO VAI COM VOCÊ.EU ME LEMBRO QUANDO MINHA MÃE SE CONVERTEU EM 1960,A ASSEMBLEIA DE DEUS ERA MUITO DIFERENTE DE HOJE,EU PENSAVA QUE EU NUNCA IA VER UMA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS COMO VEJO HOJE,PRINCIPALMENTE NO RIO DE JANEIRO,OS HINOS DA HARPA NÃO SE CANTA MAIS,AS IRMÃS NÃO TEM MAIS OPORTUNIDADES PRA DAR UM TESTEMUNHO E POR AÍ VAI,NÃO ADIANTA VIR PRA CÁ DIZER QUE ESTOU CRITICANDO O UNGIDO DO SENHOR,PORQUE TEM POUCOS UNGIDOS DO SENHOR NESSAS ASSEMBLEIAS DE DEUS.
ResponderExcluirResponderExcluir
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
Seguidores
JESUS A LUZ DO MUNDO
► 2013 (4)
▼ 2012 (61)
► Agosto (1)
► Julho (1)
► Maio (2)
► Abril (9)
► Março (8)
► Fevereiro (22)
▼ Janeiro (18)
Josué Resumo
Josué
Pensamento
Vem tocar em mim
Pisque seus olhos muitascoisas podem acontecer em ...
O principal
A carta de amor do Pai
Realidades atuais
leproso
As drogas
Assembleia de Deus de São Cristóvão
Completar com números (só vale compl...
ORIENTAÇÕES AO PREGADOR INTRODUÇÃO...
QUATRO LEIS ESPIRITUAIS
A luta da ciência e a resposta da Bíblia
sentidos do corpo e da alma
O Falar em Línguas,Hoje - Apêndice A (A Língua dos...
O NOME DE DEUS PRONUNCIADO EM HEBRAICO
CRISTÃO SEGUIDOR DE CRISTO
Minha foto
CARLOS AFONSO
NOVA IGUAÇU, RJ, Brazil
Visualizar meu perfil completo