quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fariseus


Fariseus

  Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá,
 surgidos no século II a.C.Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto
 com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de
 Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua
 influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico
.A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel",
 "santos".Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma
 figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse
 comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e
 fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.

Origens e história

A origem mais próxima do nome fariseu está no latim pharisaeus, que por sua vez deriva 
do grego antigo ϕαρισαῖος, assentado no hebraico פרושים prushim . Esta palavra vem da raiz
 parash que basicamente quer dizer "separar", "afastar". Assim, o nome prushim ou perushim 
é normalmente interpretado como "aqueles que se separaram" do resto da população 
comum para se consagrar o estudo da Torá e das suas tradições.
 Todavia, sua separação não envolvia um ascetismo, já que julgavam ser importante o
 ensino à população das escrituras e das tradições dos pais.
A origem mais provável dos perushim é que tenham surgido do grupo religioso judaico
 chamado hassidim (os piedosos), que apoiaram a revolta dos macabeus (168-142 a.C.)
 contra Antíoco IV Epifânio,rei do Império Selêucida, que incentivou a eliminação de toda 
cultura não-grega através da assimilação forçada e da proibição de qualquer fé particular. 
Uma parte da aristocracia da época e dos círculos
 dos sacerdotes apoiaram as intenções de Antíoco, mas o povo em geral, sob a liderança de
 Yehudah Makkabi(Judas Macabeu) e sua família revoltou-seOs judeus conseguir vencer
 os exércitos helênicos e estabelecer um reino judaico independente na região
 entre 142 a.C.- 63 a.C., quando então foram dominados pelos romanos. Durante este período
 de 142-63 a.C., a família dos macabeus estabeleceu-se no poder e iniciou uma nova
 dinastia real e sacerdotal, dominando tanto poder secular como o religioso. Isto provocou 
uma série de crises e divisões dentro da sociedade israelita da época, visto que pela suas 
origens os Macabeus (também conhecidos pelo nome de família como Asmoneus)
 não eram da linhagem de Davi, não podendo assim ocupar o trono de Israel, e também
 não eram da linhagem sacerdotal araônica.Grupos reacionários apareceram dentro
 da sociedade judaica, tentando restabelecer o seu prestígio e poder,
 ou pelo menos o que eles consideravam como certo segundo a Lei e tradições judaicas.
 Assim, foi nesta época que provavelmente apareceram: 1) Os tzadokim (saduceus),
clamando ser os legítimos descendentes de Tzadok e portanto os legítimos detentores do
 sumo-sacerdócio e da liderança religiosa em Israel;os perushim (fariseus), oriundos 
dos hassidim que, geralmente, desiludidos com a política, voltaram-se para a vida religiosa 
e estudo da Torá, esperando pela vinda do Messias e do reino de Deus; 3) 
e os Essênios, oriundos provavelmente também dos "Hassidim"
 e de um grupo de sacerdotes descontentes com a situação que se afastaram da 
sociedade judaica em geral e foram viver uma
 vida de total consagração ao Criador na região do deserto a fim de preparar o caminho
 para a vinda do Rei Messias .Os perushim agrupavam-se em "havurot", associações 
religiosas que tinham os seus líderes e suas assembléias, e que tomavam juntos as suas 
refeições. Segundo Flávio Josefo, historiador judeu do 1º século d.C., o número de
 perushim na época era de pouco mais de seis mil pessoas (Antigüidades
 Judaicas 17, 2, 4; § 42). Eles estavam intimamente ligados à liderança das sinagogas,
 ao seu culto e escolas.Eles também participavam como um grupo importante, ainda que
 minoritário, do Sinédrio, a suprema corte religiosa e política do Judaísmo da época. 
Muitos dentre os "perushim" tinham a profissão de sofer (escriba), ou seja, a pessoa
 responsável pela transmissão escrita dos manuscritos e da interpretação dos mesmos.
 Duas escolas de interpretação religiosa se desenvolveram no seio dos perushim e se
 tornaram famosas
: a escola de Hillel e a escola de Shammai. A escola de Hillel era considerada mais "liberal" 
na sua interpretação da Lei, enquanto a de Shamai era mais "estrita".
cristianismo perpretou através da história uma visão estereotipada dos "perushim" junto
 aos escribas e saduceus, como os adversários de Jesus, que ataca duramento seu orgulho,
 sua avareza, sua hipocrisia e, sobretudo, o perigo de crer que a salvação vem da lei.
No entanto os "perushim" eram uma seita de grande influência em Israel devido ao 
ensino religioso e político. Aceitavam a Torá escrita e as tradições da Torá oral, na
 unicidade do Criador, na ressurreição dos mortos, em anjos e demônios, no julgamento 
futuro e na vinda do rei Messias. Eram os principais mestres nas sinagogas
o que os favoreceu como elemento de influência dentro dojudaísmo após a destruição
 do Templo. São precursores por suas filosofias e idéias do judaísmo rabínico.

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