quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os Dons do Espírito Santo


Os Dons do Espírito Santo
   A Palavra da Sabedoria.
Categoria: Revelação.
Descrição: O Dom da Palavra da Sabedoria é um Dom que se encontra na categoria dos dons de revelação, ou seja, dons que trazem conhecimento de algo que está na mente de Deus, e que é revelada aos homens através do Espírito Santo.
Propósito: O propósito de Deus através do Dom da Palavra da Sabedoria é revelar aos seus servos os seus planos e propósitos. A vontade de Deus é que todos os que O buscam e O temem sejam informados daquilo que o Senhor pretende fazer em relação às coisas futuras.
Característica: A principal característica do Dom da Palavra da Sabedoria é a revelação futurística, identificamos a manifestação do Dom da Palavra da Sabedoria sempre que uma revelação apontar para o futuro.
Definição do Dom da Palavra da Sabedoria:
Não se trata da Sabedoria no sentido de ser sábio; como se trata de um Dom de revelação e por ser sobrenatural, O Dom da Palavra da Sabedoria é uma manifestação de um fragmento da Onisciência do Todo Poderoso. Quando Deus dá sabedoria para alguém dizemos que a pessoa é sábia ou tem sabedoria, mas quando Deus dá uma Palavra da sua própria Sabedoria, então entendemos que Deus deu uma revelação de fatos que só Ele sabe.
Operação do Dom: Existe uma grande diversidade nas operações do Dom da Palavra da Sabedoria, pois o Espírito Santo é quem opera esse Dom segundo a sua vontade. Vejamos alguns exemplos:
- Através de visões.
- Através de sonhos.
- Através de profecias.
- Através de visitações angelicais.
- Através de sinais na natureza.
- Através do testemunho interior (voz do Espírito Santo no homem interior).
- Através de atos proféticos.
- Etc.

b)    A Palavra do conhecimento.
Categoria: Revelação.
Descrição: O Dom da Palavra do Conhecimento é um Dom que se encontra na categoria dos dons de revelação, pois se trata de um dom que traz revelações dadas por Deus de forma sobrenatural.
Propósito: Através do Dom da Palavra do Conhecimento, Deus poderá permitir segundo a sua vontade, que os seus servos tomem conhecimento de fatos que estão encobertos e que são revelados para cumprir determinados propósitos. Ex: Revelar os segredos dos corações dos homens para que Ele seja glorificado.
Característica: A principal característica do Dom da Palavra do Conhecimento é trazer revelações de fatos ocorridos no passado ou que estão ocorrendo no tempo presente dos homens.
Definição do Dom da Palavra do Conhecimento:
O conhecimento que o homem adquire pelos seus próprios meios não é uma manifestação do Dom da Palavra do Conhecimento, pois não se trata de uma revelação sobrenatural. Todos os nove dons do Espírito Santo são operados sobrenaturalmente, portanto o Dom da Palavra do Conhecimento é um dom espiritual que traz conhecimento apenas das coisas que o Espírito santo quer revelar para cumprir um propósito específico.
Operação do Dom: Os dons do Espírito Santo são operados sobrenaturalmente e de diversas maneiras, pois o Espírito Santo é quem os opera de acordo com a sua própria vontade. Exemplos:
- Através de visões.
- Através de sonhos.
- Através de profecias.
- Através de visitações angelicais.
- Através de sinais na natureza.
- Através de testemunho interior (voz do Espírito Santo no homem interior).
- Através de atos proféticos.
- Etc.
c)     O Discernimento de espíritos:
Categoria: Revelação.
Descrição: O Dom do discernimento de espíritos é um dom que revela manifestações de espíritos que se movem na dimensão espiritual, os quais podem ser angelicais, demoníacos ou até mesmo humanos.
Propósito: Um dos propósitos na operação desse dom é identificar a ação de espíritos malignos revelando suas identidades e seus planos de destruição. Através desse Dom Deus tem frustrado muitos planos e projetos de satanás contra a vida de muitas pessoas, cidades e até mesmo países.
Definição do Dom: Discernir é identificar com clareza as manifestações que ocorrem no mundo espiritual seja por espíritos celestiais como anjos ou por espíritos malignos, anjos caídos e demônios. Através desse Dom também é possível discernir manifestações de espíritos humanos quando estes estão sendo manipulados por espíritos malignos.
Operação do Dom: A operação do Dom do discernimento de espíritos ocorre somente pela vontade de Deus e nunca pela vontade do homem. Quando alguém diz que vê ou ouve espíritos a toda hora é bem provável que essa pessoa precise passar por um processo de libertação na alma que está cativa e oprimida por espíritos familiares. Através desse Dom também é possível discernir a presença de Deus, de anjos ou de demônios sem vê-los, isso ocorre quando Deus permiti que nossos sentidos espirituais sejam abertos tornando possível cheirar, ouvir e sentir no mundo espiritual.

d)    O Dom da Fé especial:
Categoria. Manifestações de Poder.
Descrição: O Dom da Fé especial é um Dom de operação do Poder de Deus que faz acontecer algum milagre extraordinário. Normalmente esse Dom é manifestado em ocasiões especiais e somente opera pela vontade de Deus.
Propósito: O propósito principal na manifestação de todos os dons de Deus é atrair a atenção das pessoas para Deus e glorificar o Senhor Jesus. Portanto o Dom da Fé especial quando é operado pelo Espírito de Deus trará honras e glórias ao Senhor Jesus e nunca para os homens.
Definição do Dom: O Dom da Fé especial não pode ser confundido com a fé comum que vem pelo ouvir a Palavra. A fé normal é algo que quando a recebemos se torna nossa possessão, por isso Jesus disse: Tende fé em Deus!... Não é assim em relação ao Dom da Fé especial, esse tipo especial de fé pertence ao Espírito Santo e Ele dá ao homem somente em ocasiões especiais quando o Senhor quer realizar algo extraordinário como no caso da ressurreição de mortos, intervenções na natureza (Josué ordenando ao Sol e a lua), andar por sobre as águas, etc.
Como essas coisas não são comuns de acontecer e não acontecem sempre, então é preciso mais do que a fé simples para realizá-las é preciso ter uma fé especial.
Operação do Dom: O Dom da Fé especial é operado pelo Espírito Santo, portanto não adianta ao homem querer alcançar esse tipo de fé pelo seu próprio esforço. As manifestações do Dom da Fé especial ocorrem quando menos esperamos, elas normalmente ocorrem quando exercitamos nossa fé comum dando o primeiro passo. Há duas maneiras de o Espírito Santo manifestar esse Dom:
Ativamente: Quando a pessoa é usada para realizar o milagre. Ex: Josué quando ordenou ao sol que parasse.
Passivamente: Quando a pessoa é usada para receber o milagre. Ex: Daniel na cova dos leões.

e)    O Dom da Operação de Maravilhas.
Categoria: Manifestações de Poder.
Descrição: O Dom de Operação de Maravilhas como o próprio nome já diz é uma operação das maravilhas de Deus, está relacionado às manifestações sobrenaturais e impressionantes que estão além da compreensão e do entendimento do homem e da ciência. Ex: O mar vermelho que se abriu, as pragas do Egito, etc.
Propósito: As operações de maravilhas são operadas pelo Espírito Santo de acordo com a vontade de Deus para cumprir um propósito específico, ou em muitos casos para revelar a Glória de Deus. Normalmente essas manifestações ocorrem através de sinais na natureza, como terremotos (não destruidores, ex: Paulo e Silas na prisão), fogo que cai do céu (Elias no monte Carmelo), etc.
Definição do Dom: O Dom da operação de maravilhas não é necessariamente um dom para curar, mas para demonstrar a grandeza de Deus através de sinais e prodígios que ocorrem na natureza, ou em nosso mundo físico e material.
Operação do Dom: Esse Dom é operado para revelar a Glória e o Poder de Deus de forma extraordinária, e o Espírito Santo opera sempre em harmonia com a vontade de Deus e não do homem. Quando alguém tenta forçar uma manifestação desse dom sem o consentimento de Deus acaba ficando frustrado, pois Deus nunca manifestará o seu Poder para engrandecer ao homem e sim a Cristo.
Exemplos Bíblicos de algumas manifestações do Dom de operação de Maravilhas:
- As pragas do Egito.
- A abertura do Mar Vermelho.
- O fogo que desceu do céu no monte Carmelo.
- Jesus andando por sobre as águas.
- A multiplicação dos pães e peixes.
- A transladação de Filipe para Azoto.

f)      Os Dons de curar.
Categoria: Manifestação de Poder.
Descrição: Esse é o único dos nove dons do Espírito Santo onde a palavra Dons aparece no plural, isso significa que existe uma diversidade de dons para curar, assim como existe uma diversidade de doenças e enfermidades para serem curadas.
Propósito: O propósito desse dom como o nome diz é curar as pessoas que sofrem por causa das doenças e enfermidades que afligem seus corpos.
Definição do Dom: Dons de curar são habilidades que o Espirito Santo concede aos seus servos para curar pessoas enfermas de uma forma sobrenatural e eficaz. Como a palavra está no plural entendemos que esses dons são distribuídos para a igreja de acordo com a vontade de Deus e os que recebem esses dons se tornam uma espécie de “especialista” na cura de doenças especificas. Assim como na medicina existem especialistas para atenderem casos em que se especializaram (ex: Cardiologista, fonoaudiólogo, dentista, ginecologista, etc) assim também o Espírito Santo concede aos seus servos habilidades para certas áreas especificas. Tem pessoas que têm o dom para curar pessoas cegas, outras para curar paralíticos, outras para curar cancerosos, etc.
Claro que isso são apenas especialidades, não quer dizer que aquele que tem o dom para curar cegos, só vai curar cegos no seu ministério e nada mais, mas a cura dos cegos será o mais evidente.
Operação do Dom: Não existem regras para as manifestações dos dons de curar. Por causa da diversidade das operações desses dons, muitos são usados por Deus de maneira diferente e alguns casos de maneira estranha que não estamos acostumados a ver. Por ex: Jesus aplicando barro nos olhos do cego, aplicando saliva na língua do gago, etc. Já ouvi casos de pessoas que curaram enfermos dando soco, tapa, cuspindo, massageando a parte do corpo onde havia tumores, etc. Enfim para Deus não são as regras que manifestará o seu Poder para curar e sim a fé.

g)     O Dom da Profecia:
Categoria: Inspiração.
Descrição: O Dom da profecia é um dom de inspiração, isto é, um dom de fala onde o Espírito Santo capacita a pessoa que está sendo usada por Ele a falar de acordo com a inspiração que Deus lhe dá.
Propósito: São 3 os principais propósitos da verdadeira profecia.
- Edificação. Fortalecer a fé, dar novo ânimo, etc.
- Exortação. Chamar a atenção, dar um aviso para algum perigo iminente, repreender, etc.
- Consolação. Confortar, aliviar a dor, dar esperança, mostrar compaixão.
Definição do Dom: Profetizar é falar por inspiração divina com o propósito de trazer edificação, exortação ou consolação para quem ouve. O simples Dom da profecia não traz revelações ou predições futuras, pois não é esse o propósito desse dom.
Quando em uma profecia há predições então entendemos que não está em manifestação somente o Dom de Profecia, mas também o Dom da Palavra da Sabedoria juntamente, ou seja, a simples profecia que deveria somente edificar, exortar e consolar trouxe pela vontade de Deus uma revelação futura por meio de uma Palavra da Sabedoria de Deus.
Operação do Dom: O Dom da Profecia é operado pelo Espírito Santo que inspira seus servos de forma que possam trazer alguma mensagem ou recado de Deus. As manifestações desse Dom podem ocorrer de várias formas, por ex:
- Durante uma pregação. Quando a palavra pregada começa a tratar com pessoas individualmente sem que o pregador saiba disso.
- Durante uma oração. Isso normalmente ocorre quando alguém está orando em línguas e de repente recebe a inspiração para falar no próprio idioma ou quando há interpretação das línguas.
- Por inspiração. Quando a palavra vem ao coração, mas que não é falada ao mesmo tempo, são profecias que Deus dá e que cabe ao que a recebeu transmiti-la ou não ao destinatário. Esse tipo de profecia acontece quando a palavra não pode ser pronunciada em público ou quando Deus quer que somente aquele que a recebeu fique sabendo da informação recebida.
Esse tipo de profecia exige maturidade e muita responsabilidade de quem as recebe, pois se não souber transmiti-la com sabedoria e no tempo certo poderá trazer confusão e muito transtorno.
- Através de uma visitação angelical. Nesse caso o Dom do discernimento de espíritos também está em operação, pois quem está recebendo a mensagem pode ver o anjo ou ouvir a sua voz.
- Através de sonhos. Deus na sua soberania pode trazer mensagens ou recados como Ele quiser, mas não é a forma comum de Ele falar, essas são manifestações que ocorrem de vez em quando.

h)    O Dom de variedade de línguas:
Categoria: Inspiração.
Descrição: O apostolo Paulo disse: “Ainda que eu falasse na língua dos anjos e dos homens...”. O Dom de variedade de línguas é a capacidade dada pelo Espírito Santo para falar em línguas desconhecidas não necessariamente na língua dos anjos, mas em línguas e dialetos falados pelos homens no mundo inteiro.
Propósito: Deus na sua soberania pode usar alguém para falar com outra pessoa de língua diferente para manifestar sua Glória e seu Poder. Esse é um dos propósitos do Dom de variedade de línguas. Ex. Quando alguém está orando em línguas em um culto público e de repente começa a falar numa língua estrangeira. Ex: Um pastor Brasileiro que somente fala o Português sendo usado por Deus para trazer uma mensagem em Alemão para uma pessoa que veio da Alemanha visitar o Brasil e que estava presente naquele culto.
Definição do Dom: Aquele que fala em variedade de línguas, não é necessariamente um “poliglota”, pois os poliglotas aprenderam a falar em diversas línguas naturalmente estudando. No caso do Dom da variedade de línguas não há nenhum tipo de conhecimento humano sobre aquilo que está sendo dito, falar na língua dos anjos ou dos homens sem nunca ter aprendido o idioma em uma escola é a marca evidente da operação desse Dom.
Operação do Dom: O Dom da variedade de línguas é uma inspiração dada pelo Espírito Santo e somente opera através da fala. Ficar de boca fechada ou recusar-se a falar em línguas estranhas impedirá o Espírito de Deus de operar esse Dom.


Ler mais: http://www.pastorjosecosta.com/mensagens/os-dons-espirituais/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário